Entendendo um pouco sobre SEO

01.10.2015 | Curiosidades | 664 visualizações

Vamos começar esse post dizendo logo de cara que o Brasil é um país que fala Googlês! Eu digo isso pelo simples fato que, de cada 100 buscas realizada na internet no Brasil, o Google é o mediador de mais de 80% delas. Outra curiosidade também interessante é, essas buscas são normalmente compostas de 1 a 4 palavras ou termos.

Nos resultados das buscas, o Google sempre exibe nos primeiros lugares e em sua barra lateral os links patrocinados, seguidos pelos resultados orgânicos, é nessa área que entra o Search Engine Optimizations, mais conhecido como SEO, pois em média, essa turma recebe cerca de 70% dos cliques.

Qual a função do SEO?

O objetivo de todo e qualquer site é estar cada vez mais no topo, pois quanto melhor sua posição, mais visitantes serão gerados para o seu endereço. Resumindo, o SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo, tornar o site cada mais amigáveis para os sites de buscas (Google, Bing, Yahoo Search, etc), trabalhando com palavras chaves e com o conteúdo do site, fazendo com que sua posição nos resultados seja cada vez melhor.

Dicas para melhorar o SEO

1. Utilize o Webmaster Tools (Google) ou o Bing Toolbox (Microsoft) para ajudar os webmasters, ajudando os desenvolvedores de como melhorar o site, também exibindo quando o site possui alfum problema sério.

2. Todas as páginas devem conter um título (<title>) único, pois ele é a informação principal que será exibida nos sites de buscas.

3. Entenda que o Google adora imagens, mas ele não possui uma bola de cristal para saber o que ela significa, por isso é importante colocar nomes detalhados (como entenda-seo.jpg e não SEV2015.jpg). Também não esqueça do atributo ALT, que mostra ao google o que a imagem quer dizer, por exemplo alt="Servidor da Coca-Cola".

4. O Google entende as URLS como algo que indica o que vamos encontrar naquela página, por esse mesmo motivos, URLS amigáveis são fundamentais, fuja do seusite.com/?p=123 e utilize seusite.com/categoria/nome-do-artigo.

5. Otimize o tempo de carregamento do seu site, quanto menos, melhor. Você pode obter dicas da própria Google de como fazer isso no PageSpeed Tools.

6. Em caso de blogs, que vão conter posts e artigos, mostre o seu rosto ao Google, pois isso pode dar um aumento de até 30% de visita ao seu site, para fazer isso, utilize o rel=author.

7. Use o Sitemap.xml, ele é basicamente um padrão adotado pelos sites de buscas para informar as páginas existentes em um site específico.

Sobre Matheus Pereira

Tenho 22 anos de idade, sou paulistano, web designer e graduado em gestão da tecnologia da informação. Adoro músicas, jogos eletrónicos e sou completamente apaixonado pelo mundo da internet.

Contato

Vamos bater um papo, preencha os campos seguintes ou escolha outras formas de entrar em contato!

Estarei à disposição para o que e quando precisar.

contato@matheusp.com.br

São José do Rio Preto - SP

17 99133.8940

logotipo matheus pereira rodapé

Matheus Pereira

Desenvolvedor no mercado desde 2012, com foco em criação de sites, mídias sociais e otimização de SEO!